Cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriram uma pista biológica para a calvície, que pode conduzir à descoberta de um tratamento para interromper ou até mesmo reverter a queda do cabelo. O estudo, publicado na revista Science Translational Medicine, pode resultar num creme para tratar a calvície.
A proteína que leva à queda do cabelo foi descoberta através de análises em ratos de laboratório e homens carecas. A maioria dos homens começa a perder cabelo na meia idade.
A testosterona tem um papel importante no processo, assim como os fatores genéticos, que provocam a diminuição dos folículos capilares, até se tornarem tão pequenos que parecem invisíveis, levando à calvície.
Os cientistas analisaram quais os genes que são ativados quando os homens começam a perder cabelo e verificaram que os níveis de uma proteína-chave chamada prostaglandina D sintetase são elevados nas células dos folículos capilares , localizados em áreas calvas do couro cabeludo.
“Essencialmente, mostrámos que a proteína prostaglandina era elevada no couro cabeludo calvo dos homens e inibia o crescimento capilar. Assim, identificámos um alvo para o tratamento da calvície masculina”, afirmou o dermatologista George Cotsarellis, coordenador do estudo.
“O próximo passo será procurar compostos que afetam esse recetor e também descobrir se bloquear esse recetor poderia reverter a calvície ou somente preveni-la. Esta é uma questão que poderá levar um tempo para ser respondida”, acrescentou.