O britânico Bradley Smith dificilmente voltará a repetir o feito: estabeleceu a “pole position” de 125cc para o Grande Prémio de Portugal de motociclismo na manhã de sexta feira, beneficiando do cancelamento da qualificação decidido pela direção da prova.
O húngaro Gabor Talmacsi, o mais rápido na classe Moto2, também guardará boas recordações da chuva que tem caído incessantemente sobre o Autódromo do Estoril e que levou os responsáveis da 17.ª e penúltima prova do Mundial de velocidade a tomar a drástica medida.
Os organizadores do MotoGP decidiram anular todas as sessões de qualificação devido ao mau tempo no circuito do Estoril.
As grelhas de partida para as corridas de hoje (domingo) de MotoGP, Moto2 e 125cc vão ser definidas através da conjugação dos tempos das sessões de treinos livres.
Jorge Lorenzo, da Yamaha, conseguiu mais uma pole position pois foi o mais rápido na sexta-feira. O espanhol entende a decisão da Dorna (empresa responsável pelo MotoGP) mostrando-se satisfeito por partir da primeira linha da grelha.
Nicky Hayden, da Ducati, larga do segundo posto da grelha de partida, ao passo que Valentino Rossi, na outra Yamaha, vai partir da terceira posição.
Casey Stoner partirá do quarto lugar com a sua Ducati, logo na frente de Ben Spies (Tech 3 Yamaha), Marco Melandri (Gresini Honda), Andrea Dovizioso (Repsol Honda), Randy de Puniet (LCR Honda), Colin Edwards (Tech 3 Yamaha) e Marco Simoncelli (Gresini Honda).
Na categoria Moto2, a pole position foi conseguida por Gabor Talmacsi (Fimmco Speed Up), que obtém assim a sua primeira pole position na da temporada, logo na frente de Julián Simón (Mapfre Aspar), Toni Elías (Gresini Racing) e Kenan Sofuoglu (Technomag-CIP).
Nas 125 cc, Bradley Smith (Bancaja Aspar) ficou com a pole position, tendo atrás de si Danny Webb (Andalucia Cajasol), Alberto Moncayo (Andalucia Cajasol) e Nico Terol (Bancaja Aspar), um dos pilotos em luta pelo título. O líder da tabela, Márc Márquéz (Red Bull Ajo Motorsport) parte de 11º, uma posição na frente de outro dos candidatos ao título, Pol Espargaró (Tuenti Racing).