A praia do Lagido, no Baleal, encheu-se de público para assistir ao campeonato feminino.
A havaiana Carissa Moore surpreendeu hoje a australiana Stephanie Gilmore na final do Rip Curl Pro Portugal, da sexta etapa do Circuito Mundial ASP de surf feminino, em Peniche.
Na praia do Lagido, em Peniche, “C-Moore” ou “Riss”, como é conhecida a oitava classificada no ano de estreia no Circuito, contabilizou 17,44 pontos na final (9,17 e 8,27), batendo a tricampeã do Mundo e líder do “ranking”, que conseguiu apenas 8,6 (4,17 e 4,43).
A havaiana, de 18 anos, sucedeu à compatriota Coco Ho, vencedora do Rip Curl Pro Search, disputado em Peniche, e conquistou o seu segundo triunfo em etapas, depois da vitória TSB Bank Women’s Surf Festival, na Nova Zelândia, em abril.
As previsões das edições online de Surf indicam que s competição masculina deve ter início nas próximas 48 horas.
O norte-americano Kelly Salter é o principal favorito ao título mundial, após as vitórias na Austrália, nos Estados Unidos, e os segundos lugares no Brasil e em França. Slater está em vantagem para conquistar a sua décima vitória no ASP World Tour. No entanto, existem dois surfistas com possibilidades reais de conquistar o título: Jordy Smith, um sul-africano, e Mick Fanning, australiano (duas vezes campeão do mundo). A supremacia do norte-americano é notória igualmente nos prémios monetários, que ascendem a cerca de 152 mil euros só em 2010 e 1,6 milhões de euros ao longo de toda a carreira como surfista profissional.
Destaque para a presença de surfistas como Andy Irons, Dane Reynolds, Taj Burrow, Owen Wright, Bobby Martinez, os irmãos Hobgood, e, claro, o português Tiago Pires, atual n.º 15 do mundo.
Neste regresso do Circuito Mundial a Portugal, Tiago Pires vai enfrentar, na sétima bateria da primeira ronda de competição, os australianos Adrian Buchan e Matt Wilkinson. Em 2009, Tiago foi eliminado logo na primeira fase pelo norte-americano Nathaniel Curran.