“Podem por as mãos no fogo por mim, não tenho nada a esconder!” Afirmou o ciclista espanhol sobre as alegadas acusações de doping hoje divulgadas.
Foi com a voz embargada e visivelmente nervoso que Alberto Contador compareceu perante os meios de comunicação social de todo o mundo que marcaram presença em Pinto, cidade natal do ciclista.
A reação do ciclista mais mediático da atualidade surge na sequência do caso que esta está a abalar o mundo do desporto.
Contador contou todo o processo e defendeu a teoria de que os vestígios de Clembuterol encontrados no seu organismo são consequência de uma contaminação alimentar: “Dia 21 foi quando se detetou esta substância na minha urina. Mal se confirmou este positivo, a primeira coisa que fiz foi perguntar à UCI – União Ciclista Internacional que outros companheiros de equipa tinham também ido ao controlo no mesmo dia e eles disseram-me que o Alexander Vinokourov também tinha ido. Acontece que o Vinokourov tinha ido jantar mais cedo e por esse motivo não comeu carne, até porque no dia de descanso não costumamos comer carne para não ganhar peso. Por isso é que mais ninguém acusou esta substância”.
Um dos pontos a favor do ciclista espanhol é o facto de ter sido detetada uma quantidade 400 vezes inferior àquela que os laboratórios homologados devem detetar, pelo que “tudo não passa de um equívoco”, afirmou o ciclista.
Contador, conhecido como o “Pistoleiro”, deixou recentemente a equipa da Astana e ingressou na formação da Saxo Bank. Na conferência de imprensa, o campeão do tour de França disse que a carne que comeu vinha de Espanha e que a refeição aconteceu durante o dia de descanso do Tour.
O espanhol revelou que comeu a carne nos dias 20 e 21 de Julho. Entretanto, a UCI confirmou que o espanhol Ezequiel Mosquera, segundo classificado na Volta a Espanha, teve um controlo antidoping positivo, juntamente com um companheiro na equipa espanhola Xacobeo.
Durante a Vuelta, Mosquera e o seu compatriota David Garcia acusaram Hidroxietilamida, uma substância fluidificante do sangue e que pode mascarar a utilização de EPO (Eritropoetina).
David Garcia terminou a prova na 11.ª posição, enquanto Mosquera lutou pelo triunfo final até à penúltima etapa.
O que é o Clenbuterol
O Clenbuterol retira a gordura e aumenta a massa muscular e também pode ter um efeito estimulante de curto prazo, incluindo o aumento da capacidade aeróbia e da pressão artéria. O efeito desta substância é comparado ao das anfetaminas que contribuem para aumentar a frequência cardíaca e a temperatura corporal.