O fogo na povoação de Cerquido, no concelho de Ponte de Lima, em Viana do Castelo, está a ser combatido por cerca de uma centena de bombeiros e quase meia centena de veículos.
Durante a noite, várias casas foram ameaçadas pelas chamas e uma chegou mesmo a arder. A moradora da pequena casa foi realojada em casa de familiares mas, por precaução, vários moradores do Trogal tiveram de deixar as suas habitações.
A ajuda dos populares foi, contudo, fundamental para que três habitações mais ameaçadas pelas chamas não terem ardido.
Os bombeiros conseguiram, entretanto, controlar as chamas, numa operação muito dificultada pelo vento e pelas condições do terreno.
Durante a madrugada, o foco de incêndio acabou por ser controlado mas apenas junto a esta localidade. As chamas obrigaram ao corte da A 27, nas zonas de Meixedo e Lanheses.
Castro Daire ainda arde
Dezasseis incêndios estavam ativos em Portugal continental ao início desta manhã, sendo o de Moledo no concelho de Castro Daire aquele que mobiliza mais operacionais, num total de 250, incluindo 222 bombeiros, de acordo com a Protecção Civil.
Segundo informação disponível no portal da Autoridade Nacional de Protecção Civil, entre os dez incêndios mais significativos em curso, destaque para o fogo que lavra há oito dias em Mezio/Travanca, no Parque Natural da Peneda-Gerês, que mantém várias frentes ativas e está a ser combatido por 207 operacionais, incluindo 145 bombeiros apoiados por 63 viaturas.