O incêndio que lavrou na zona de Belas, em Sintra, foi dado como dominado às 20h00, informou Ilídio Oliveira, comandante distrital da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
“Não existe nenhuma frente ativa, entrámos na fase de rescaldo e mantemos a vigilância ativa”, afirmou o responsável, acrescentando que estão “no terreno 331 homens apoiados por 101 veículos” e que “até às 19h45 esteve também um helibombardeiro pesado” a combater as chamas.
Ilídio Oliveira adiantou também que, por se prever uma “noite quente”, as autoridades vão “manter o dispositivo nas próximas horas”.
O fogo deflagrou pelas 14h55 e chegou a ter três frentes ativas: serra das Olelas, Tapada de Vale de Lobos e Serra da Piedade.
Embora não haja habitações em risco, o comandante da Proteção Civil considerou “preocupante” a proximidade entre áreas urbanas e rurais.
Fogo posto
A Polícia Judiciária (PJ) deslocou esta tarde para as zonas afetadas por incêndios no concelho de Sintra várias equipas de investigação, porque há “fortes indícios” de fogo posto.
Fonte da direção nacional da PJ disse à agência Lusa que tudo indica que os incêndios que deflagraram esta tarde – o mais significativo dos quais em Belas – tenham mão criminosa, dada “a multiplicidade de focos”.
ENVIE-NOS AS SUAS FOTOS E VÍDEOS PARA O E-MAIL: suahistoria@visao.pt