O ex-candidato à liderança da Iniciativa Liberal (IL), José Cardoso, vai avançar para a constituição de um novo partido político. Em comunicado enviado às redações, esta terça-feira, José Cardoso anunciou “o início do processo de recolha de assinaturas rumo à constituição formal do Partido Liberal Social”.
“Este anúncio é precedido de uma reflexão de meio ano hoje refletida em cinco documentos estratégicos, a Identidade Política, a Declaração de Princípios, o Programa Político, os Estatutos e as Regras de Prática Política”, lê-se na nota. Todos os documentos estão disponíveis, para consulta, no site desta nova força partidária.
“O futuro partido inicia agora o processo de recolha das 7 500 assinaturas, que será em simultâneo o de angariação dos membros fundadores, que virão dar um contributo à melhoria o processo em curso, rumo à apresentação formal ao Tribunal Constitucional (TC). A Comissão Instaladora está consciente de que este é um processo de apresentação de uma nova solução política para Portugal e por isso um projeto de longo prazo. Acredita que o Liberalismo Social oferece respostas políticas aos problemas reais dos portugueses, e que o Partido Liberal Social irá ser inovador em múltiplos aspetos, trazendo novas soluções e novas formas de fazer política”, refere o comunicado.
Na convenção da IL, realizada em janeiro de 2023, José Cardoso concorreu à presidência do partido contra Rui Rocha e Carla Castro, obtendo apenas 4,3% dos votos. Rui Rocha seria eleito sucessor de João Cotrim Figueiredo com 51,7% (a lista de Carla Castro teve 44%). Quase de um ano depois, em janeiro passado José Cardoso anunciou a desfiliação da IL, acusando a direção de Rocha de estar a desrespeitar os princípios do partido e de estar a ser “montada uma fraude” para impedir alterações na convenção estatutária de julho de 2024.