A Polícia Judiciária (PJ) participou numa operação de combate ao tráfico internacional de droga, que resultou na apreensão de cerca de 70 quilos de cocaína e na detenção de quatro homens, em Espanha. Em comunicado, a PJ informa que a denominada “Operação Leitão”, realizada em conjunto com o Cuerpo Nacional de Policia de Espanha, permitiu “desmantelar a infraestrutura de um grupo de crime organizado dedicado ao narcotráfico, por via marítima.
A investigação liderada pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ (UNCTE/PJ) iniciou-se quando as autoridades portuguesas detetaram “diversas embalagens de cocacína” num contentor que havia chegado ao porto de Sines, proveniente do Panamá, dissimuladas numa carga de painéis fotovoltaicos e respetivas estruturas metálicas.
A PJ apurou que o contentor “seria transportado para Espanha, onde a droga seria retirada”, lê-se no comunicado. De seguida, a PJ “montou um dispositivo de seguimento e vigilância”, lê-se na nota.
As autoridades acompanharam o transporte do respetivo contentor até um armazém situado na zona de Cáceres, no país vizinho. Os três homens que aguardavam a chegada da carga foram imediatamente detidos. As autoridades espanholas indentificaram e localizaram um quarto suspeito, cam como sendoapontado como o líder do grupo.
Todos os detidos aguardam o desenvolvimento do inquérito em prisão preventiva. As investigações prosseguem.