O concelho de Olhão está há mais de quatro décadas nas mãos dos socialistas, que não tencionam mudar de fórmula quando os resultados têm sido do seu agrado. Sem surpresas, o candidato do PS às eleições autárquicas, no outono, será António Miguel Pina, o atual presidente da Câmara Municipal, confirmou o próprio no programa semanal de entrevistas da VISÃO Irrevogável.
“É um anúncio natural: penso que é o que as pessoas esperam de mim”, referiu o autarca, que se encontra a terminar o segundo mandato. “Esta decisão foi ontem aprovada na Comissão Política do PS em Olhão e hoje há uma reunião da Comissão Distrital que penso que vai confirmar todos os candidatos anunciados no Algarve”.
António Pina, que também lidera a Comunidade Intermunicipal do Algarve, diz que o seu primeiro mandato ficou marcado pela crise económica do país e o segundo pela pandemia, mas, mesmo assim, acredita “que as pessoas reconhecem o muito bom trabalho que este concelho fez nos últimos anos”. “Em 2013, quando começámos, Olhão tinha a segunda maior taxa de desemprego da região e fruto da nossa estratégia para aumentar a base económica, antes da pandemia já erámos o segundo com a maior taxa de emprego”, aponta, prometendo continuar “a ler os desafios da comunidade” com a “habitação e a empregabilidade” como temas centrais.
Olhão pertence ao distrito de Faro, está dividido em quatro freguesias e tem cerca de 45 mil habitantes.
Na mesma entrevista em que assumiu a candidatura, o autarca algarvio falou ainda da organização do Grande Prémio da Fórmula 1, que ainda não se sabe se terá ou não público nas bancadas; deixou alertas sobre o desconfinamento precoce e referiu o impacto da perda dos turistas para a região do Algarve.