João Noronha Lopes já reagiu à notícia da VISÃO de que a sondagem da Aximage – que dava uma vantagem folgada a Luís Filipe Vieira na corrida à presidência do Benfica – teve a direção técnica de José Almeida Ribeiro, antigo informador de José Sócrates e conselheiro informal do presidente das águias. Para o candidato às eleições de outubro, a informação publicada esta segunda-feira, “a ser verdadeira, é só mais uma demonstração da teia de interesses e poderes instalados no Benfica”, conforme sublinhou numa nota enviada em exclusivo à VISÃO.
Sem se alongar acerca do alegado conflito de interesses por Almeida Ribeiro (antigo espião do Serviço de Informações de Segurança e secretário de Estado Adjunto no segungo governo de Sócrates) ter participado nos trabalhos do gabinete de crise montado pelo líder máximo do clube do Luz e de ainda, segundou apurou a VISÃO, o aconselhar informalmente ao mesmo tempo que chefia a condução de estudos de opinião sobre o ato eleitoral do próximo mês, Noronha Lopes não se mostra surpreendido, mas exige outro tipo de conduta a quem comanda o clube. “É urgente pôr fim a esta forma de estar”, escreve ainda o gestor que, durante a campanha, se tem batido por mais transparência e maior democracia interna.
A posição do candidato surge poucas horas depois de a VISÃO ter avançado que uma sondagem da Aximage, feita para a TSF e para o Jornal de Notícias – para qual foram realizadas 603 entrevistas -, e que apontava para uma vantagem enorme de Vieira sobre Rui Gomes da Silva e sobre o próprio Noronha Lopes, tinha a chancela de Almeida Ribeiro, que manterá ligações a Vieira e ao diretor de comunicação do Benfica, Luís Bernardo.
Questionado sobre um potencial conflito de interesses entre as duas atividades (ainda que uma delas não seja oficial nem remunerada), Almeida Ribeiro foi evasivo. “Não o conheço. Não falo com pessoas que não conheço e não sei quem o senhor é”, respondeu, perante a insistência da VISÃO (cujo jornalista se identificou várias vezes).
Já a diretora de comunicação do Grupo Bel (que detém a Aximage e que recentemente entrou no capital da Global Media Group – dona da TSF, do Jornal de Notícias, do Diário de Notícias e do desportivo O Jogo), Helena Ferro Gouveia, saiu em defesa da empresa: “As sondagens da Aximage correspondem a todos os critérios de rigor científico e independência face a todos os poderes”, assegurou, acrescentando que o grupo se “pauta por valores como a integridade e a transparência” e que todas as empresas detidas obedecem escrupulosamente a esses princípios éticos. Quanto à eventual incompatibilidade de Almeida Ribeiro, Helena Ferro Gouveia recusou tecer comentários.