Depois de ter estado na Praça Luís de Camões, no Chiado, em março, a exposição Aqui Morreu Uma Mulher acaba de receber uma nova casa, no Atmosfera M, no Porto, espaço do Montepio Geral, onde vai ficar até final de novembro. Daí segue numa espécie de caravana que vai correr o país até final de junho de 2017.
Trata-se do roteiro Cidadania em Portugal que pretende desafiar as redes e as comunidades locais de todo o país a uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação cívica – cujo lançamento é assinalado na próxima segunda-feira, dia 24 de outubro, Dia Municipal para a Igualdade, com a presença do Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, e da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.
Em parceria com a ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, a iniciativa conta já com a participação de mais de 100 municípios de Portugal continental e regiões autónomas. A rede de parcerias envolve ainda autarquias, organismos da administração pública, organizações da Economia Social e Solidária e outras entidades, tais como a ACAPO, Federação Portuguesa de Surdos, entre outras.
Até ao final de 2016, o Roteiro irá estar na Grande Lisboa e na Península de Setúbal (entre 24 e 29 de Outubro); no Grande Porto (entre 7 e 12 de Novembro); no Minho-Lima e no Ave (entre 21 e 26 de Novembro); no Tâmega (entre 5 e 10 de Dezembro) e Alto Trás-os-Montes (entre 12 e 17 de Dezembro), prolongando-se em 2017 nas restantes regiões do país.
Além das atividades de promoção da participação dinamizadas pelas redes locais, com o apoio da equipa do Roteiro, serão propostos à discussão 10 temas associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Igualdade de Género, Diversidade Cultural, Territórios Sustentáveis e Desenvolvimento Local, Educação para a Cidadania, Instituições Eficazes e Inclusivas, Combate às Desigualdades, Trabalho Digno e Crescimento Económico, Ambiente e Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida, e Luta Contra a Pobreza e Exclusão Social.