Com a participação da líder do partido, Catarina Martins, o Bloco de Esquerda promove na quinta-feira, 14, um colóquio sobre a criação de um banco mau.
Intitulado “Outro banco mau? A experiência de resgate da banca espanhola” e agendado para a Assembleia da República, o encontro reunirá ainda o economista Ricardo Cabral (da Universidade da Madeira e membro do grupo de trabalho criado entre o Bloco de Esquerda e o Partido Socialista para discutir a dívida externa) e o espanhol Bruno Estrada.
Diretor da Fundação das Comissiones Obreras, Bruno Estrada é economista e defensor da constituição de uma banca pública em Espanha. “As entidades nacionalizadas, Bankia e Banco Mare Nostrum, deveriam constituir um embrião da banca pública de que necessita a economia espanhola”, defendeu, recentemente.
A iniciativa do Bloco de Esquerda coincide com a discussão sobre a venda ou a nacionalização do Novo Banco (esta última, a opção defendida pelo partido) e com a proposta do primeiro-ministro para a constituição de um banco mau que ficasse com créditos malparados do sistema financeiro português.