António Costa
Tinha 34 anos quando Guterres o chamou para secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e, dois anos depois, em 1997, passou a ministro da mesma pasta. Assumiu os comandos do Ministério da Justiça em 1999 e, com Sócrates no poder, foi ministro de Estado e da Administração Interna, de onde saiu para a Câmara de Lisboa (2007). Atualmente, além de presidente da autarquia lisboeta, disputa a liderança do PS a Seguro.
António José Seguro
Foi precisamente no dia do seu aniversário, 11 de março, que, em 1995, António Guterres encheu o Coliseu de Lisboa para o culminar dos Estados Gerais e a apresentação das bases do seu futuro programa de Governo. Seguro, nessa altura com 33 anos, foi um dos obreiros desses cinco meses de reuniões e debates que fizeram emergir muitos políticos. No primeiro Governo de Guterres foi secretário de Estado de Juventude e secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro. Já no segundo Governo, que tomou posse em 1999, foi brindado com o cargo de ministro-adjunto do primeiro-ministro, pasta que, na anterior legislatura tinha sido de Jorge Coelho e, depois, de José Sócrates. Em 2011, Seguro ganhou o partido, tornando-se secretário-geral. Agora, tem um challenger na sua cola a lutar pela direção do partido, António Costa.
António Vitorino
Quando, no primeiro Governo de Guterres (1995), com 38 anos, tomou posse como ministro da Presidência e da Defesa Nacional, já tinha passado pela bancada parlamentar socialista, secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares, Parlamento Europeu e Tribunal Constitucional. Entre 1999 e 2004 foi Comissário Europeu. É muitas vezes referido como ministeriável e presidenciável, mas tem-se mantido fora da política ativa, fazendo comentário político nos meios de comunicação.
Carlos Zorrinho
Fundamental para a vitória socialista em 1995, tinha, então, 36 anos, foi nessa altura que se estreou como deputado na Assembleia da República. Depois, foi secretário de Estado Adjunto do Ministro Administração Interna. Já com Sócrates no poder, coordenou a Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico e, em 2009, assumiu o cargo de Secretário de Estado da Energia e Inovação. Mais recentemente, liderou a bancada parlamentar socialista e, agora, é eurodeputado.
Francisco Assis
Estreou-se como líder parlamentar do PS com apenas 32 anos, em 1997. Função que viria a repetir com José Sócrates no poder. Disputou a liderança socialista com António José Seguro, depois da saída de Sócrates e, este ano, foi cabeça de lista ao Parlamento Europeu.
José Sócrates
Passou pelo primeiro Governo de Guterres, aos 38 anos, como secretário de Estado do Ambiente e ministro-adjunto do primeiro-ministro, pasta que, no segundo Governo, seria entregue a António José Seguro. Depois foi Ministro do Ambiente e, entre 2005 e 2011, foi Primeiro-Ministro. Atualmente é comentador televisivo.