O Tweet, destacado no topo da página de Donald Trump Jr., foi publicado há pouco mais de uma hora. “70 milhões de republicanos lixados e ainda não há uma cidade a arder.” Com este tweet o filho do Presidente dos Estados Unidos parece apelar à insurreição popular. Ou pelos menos, muitos dos seus apoiantes assim o entenderam.
70 million pissed off republicans and not one city burned to the ground.
— Donald Trump Jr. (@DonaldJTrumpJr) November 7, 2020
Em resposta, nos comentários ao Tweet, surgiram de imediato dezenas de republicanos a dizer que basta ele ou o pai darem a ordem, para que grupos de apoiantes saiam para as ruas, salientando que estão ao seu dispor. Alguns referem mesmo a organização de supremacistas brancos, Proud Boys, que Donald Trump mandou ficar em “stand by”.
Trump Jr., o filho mais velho de Trump, com 42 anos, tem uma longa história de uso do Twitter para alimentar mentiras e teorias da conspiração. Não é pois uma novidade o que foi lido por muitos como incitamento à violência, e não uma mera referência irónica às manifestações Black Lives Matter que causaram tumultos em várias cidades americanas.
“A melhor coisa para o futuro da América é @realDonaldTrump entrar em guerra total por causa desta eleição para expor todas as fraudes, trapaças, mortes (…) que vêm acontecendo há muito tempo”, escreveu Donald Trump Jr. no dia 5 de novembro, deixando no ar mais uma metáfora bélica. “É hora de limpar esta confusão e isto parar de parecer uma república das bananas!”.
Ontem, ambos os filhos mais velhos do presidente Donald Trump, Eric e Donald Jr., tinham criticado os principais republicanos no Twitter, acusando-os de não defenderem suficientemente o seu pai quando surgiram primeiros os resultados das eleições. Donald Jr. acusou os “esperançosos do Partido Republicano em 2024” de uma “total falta de ação”, enquanto o irmão sugeriu que aqueles que não defenderam Trump eram “ovelhas”.
Devido a tweets polémicos que violam as regras da rede social, a conta de Donald Trump Jr. foi já bloqueda pelo Twitter no passado.