Nota: Com os votos ainda a serem contabilizados, este mapa reflete o resultado de cada estado à medida que são apurados e não ainda um resultado final (dados da Associated Press).
Como estão divididos os votos eleitorais (dados da Associated Press):
No sistema eleitoral americano, não basta ter mais votos para ganhar eleições porque a vitória é definida pelo colégio eleitoral. Quando vão às urnas, apesar de escolherem entre dois candidatos à presidência, os americanos estão, na realidade, a votar num grupo de grandes eleitores – 538 no total. Isto significa que para ganhar, um candidato tem de obter 270 votos eleitorais. Cada grande eleitor dá o seu voto ao candidato que tiver obtido maior número de votos no seu estado, ou seja, o candidato que obtiver mais votos num estado leva todos os votos eleitorais (exceção para os estados do Maine e do Nebraska). Na prática, e já aconteceu, o Presidente pode ser eleito mesmo tendo perdido o voto popular. Foi o caso do republicano George W. Bush em 2000 e de Trump em 2016.
De acordo com o sistema do colégio eleitoral, cada Estado tem o número de votos que corresponde ao seu número de membros no Congresso Americano. Estados como a Florida e o Texas têm 38 e 29 votos, respetivamente, enquanto Estados como o Vermont ou o Wyoming têm apenas três votos cada.