A informação foi veiculada na plataforma Truth Social, pelo próprio Donald Trump. “Muita conversa sobre BATOTA em massa em Filadélfia. Autoridades a caminho!!!”, escreveu o candidato republicano, assim com recurso a muitos pontos de exclamação como é digno de uma indignação genuína.
Não há, no entanto, quaisquer provas quer de fraude – até porque as urnas só fecham daqui a cerca de duas horas (20h na Pensilvânia/ 1h00 em Lisboa) – quer de autoridades a caminho para a comprovar. Aliás, tanto autoridades como fontes oficiais de ambas as campanhas têm dito que o dia tem corrido bem e sem incidentes. No entanto, o discurso não pode surpreender: foi assim nas últimas eleições, foi assim durante toda a campanha, e a palavra ‘fraude’ será, certamente, a mais usada no caso de uma derrota dos Republicanos na corrida à Casa Branca que hoje se joga nos EUA.
A CNN reiterou que as autoridades policiais de Filadélfia, na Pensilvânia, não têm qualquer informação sobre altercações ou eventos nas mesas de voto daquela cidade, e que não terão sido chamadas, até agora.