A Declaração Europeia sobre o Ciclismo foi hoje assinada pela comissária dos Transportes, Adina Valean, e pela presidente do comité dos Transportes do Parlamento Europeu, Karima Deli.
Esta cerimónia decorreu à margem do Conselho Europeu dos Transportes.
“Reconhecemos os inúmeros benefícios do ciclismo: reduz a poluição, alivia o trânsito urbano e promove estilos de vida mais saudáveis. Adotar a utilização de uma bicicleta está em consonância com a estratégia da União Europeia”, afirmou Valean.
Num comunicado divulgado após a assinatura, a Comissão Europeia detalhou que este documento reconhece as bicicletas como um “meio de transporte sustentável, acessível e económico, com forte valor acrescentado para a economia da União Europeia”.
A declaração inclui compromissos como a criação de redes cicláveis seguras nas cidades, melhores ligações aos transportes públicos, espaços de estacionamento e pontos de carregamento para bicicletas elétricas.
O documento hoje assinado em Bruxelas surge em resposta a uma proposta da Comissão Europeia, datada de outubro de 2023, e aos pedidos do Parlamento Europeu e dos Estados-membros.
PE // JNM