A Islândia prepara-se para uma possível erupção vulcânica, que pode acontecer a qualquer momento. Segundo um comunicado divulgado por especialistas locais nesta quinta-feira, há sinais de que um vulcão está prestes a explodir perto da cidade Grindavik, no sudoeste do país.
A atividade sísmica na região já provocou danos em edifícios e estradas, tal como é o caso de uma fenda aberta no solo que já tem 15 quilómetros de comprimento. Estes sinais preocupam os quatro mil habitantes da localidade, que já foi evacuada pelas autoridades como medida de precaução.
Recorde-se que a 10 de novembro a Islândia declarou estado de emergência devido aos abalos sísmicos que anteviam uma erupção vulcânica. Dias depois, os especialistas verificaram que havia magma a subir na crosta terrestre.
Esta terça-feira, os cientistas comunicaram que a zona de perigo tinha aumentado de perímetro e avisaram que, apesar de se sentirem menos abalos, tal não significa alívio, mas é sim sinal de que o país está “em risco de erupção iminente”.
“No passado, verificou-se que a diminuição de terramotos é um sinal de que o magma está a aproximar-se da superfície terrestre”, explicou Kristín Jónsdóttir, da Organização Meteorológica da Islândia, ao jornal “The Independent”.