Esta quarta-feira, um raro tornado atingiu a zona de Montebello, Los Angeles, destruindo telhados de prédios, carros e outras infraestruturas do local e fazendo os destroços “voar”. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia do Estados Unidos, citado pela Sky News, uma pessoa ficou ferida.
As autoridades afirmam que o tornado teve ventos de mais de 130 km/h e chegou a mais de 170 km/h, tornando-o o tornado mais forte a atingir a área metropolitana de Los Angeles desde março de 1983.
“Definitivamente não é algo comum na região”, disse a meteorologista Rose Schoenfeld, do serviço meteorológico. Na área foram destruídos 17 prédios, 11 dos quais ficaram inabitáveis.
“As coisas estavam a voar por toda parte”, conta à Sky News disse Michael Turner, que presenciou o fenómeno. “Toda a fábrica se tornou numa grande poeira num minuto. Então, quando a poeira baixou, o lugar estava destruído.” O empresário garante que o seu negócio de fibra de poliéster pode ficar fechado durante meses. “Estou na Califórnia desde 1965. Nunca vi nada assim”.
Segundo a a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, os tornados são raros no estado, com menos de 10 por ano, em média, e a maioria é pequena e de curta duração.