Foi durante a noite de sexta-feria, 4, para sábado, 5, que os pilotos de aviões que sobrevoaram Porto Alegre, no Brasil, relataram terem observado luzes desconhecidas. Uma conversa entre um piloto e o controlo de tráfego aéreo foi divulgada nas redes sociais.
Segundo o site de notícias G1, no total, entre as 22h50 e as 23h10 quatro voos comunicaram à Central de Tráfego terem observado luzes estranhas no céu. Em todos os casos, as luzes acendiam, moviam-se e apagavam, mas não prejudicavam o tráfego.
“Por gentileza, só por curiosidade, tem algum anúncio de algum objeto na posição de 10 para 11 horas, praticamente sobre Porto Alegre, um pouquinho ao sul?” perguntou, por volta das 23h de sábado, à controladora de tráfego, o piloto do voo 3406, da LATAM, que descolou de Guarulhos, São Paulo, com destino a Porto Alegre. “Existem umas luzes. Por vezes, elas apagam, acendem, às vezes são uma, às vezes são duas ou três”, descreveu ainda o piloto.
O Centro de Comunicação Social da Força Aérea Brasileira (FAB) informou que entre sexta-feira e sábado o controlo do espaço aéreo ocorreu dentro da normalidade. “Nenhum objeto desconhecido foi identificado pelos radares de defesa aérea”, garantiu o organismo.
Segundo Daniel Christian de Souza, criador do Centro de Estudos Ufológicos (CEU) do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, imagens parecidas foram vistas por pilotos em Santa Catarina, há duas semanas. Depois, apareceram na Lagoa dos Patos e agora em Porto Alegre. “Estamos a recolher todos os dados possíveis e vamos atrás também da Força Aérea Brasileira para tentar reunir o máximo de informações”, afirmou, em declarações à Exame.