Durante mais de um ano, um banco de dados online foi deixado sem segurança e acessível aos cidadãos até que um hacker anónimo, conhecido por “ChinaDan”, anunciou no fórum de hackers Breach Forums a venda de mais de 23 terabytes de dados por 10 bitcoins (cerca de 196 mil euros).
O vasto banco de dados era acessível publicamente por meio de um link não seguro desde, pelo menos, abril de 2021. Após o anúncio da venda, o acesso foi encerrado ao público.
Em causa estarão dados pessoais de cerca de mil milhões de cidadãos chineses, incluindo nomes, moradas, número de telemóvel, idade, local de nascimento e milhares de milhões de registos de chamadas telefónicas feitas para a polícia para denunciar crimes. Entre os ficheiros estarão também relatórios policiais.
“Pelo que sabemos hoje, acredito que esta será a maior fuga de informação pública até agora – certamente em termos da amplitude do impacto na China. Estamos a falar da maioria da população aqui”, refere Troy Hunt, diretor regional da Microsoft com sede na Austrália.