O Dia das Crianças Desaparecidas celebra-se esta quinta-feira, dia 25 de maio, e para marcar esta data a instituição de caridade Missing People decidiu renovar o design dos cartazes de pedidos de ajuda.
Se antes estes posters eram estáticos, com fotografias da pessoa desaparecida e sempre com a palavra “Missing” (“desaparecida” em inglês), agora tornaram-se mais simples e até interativos.
A grande diferença é que a palavra “desaparecida” foi trocada pela expressão “Ajude a encontrar” porque, segundo a instituição, as pessoas são mais propensas a envolverem-se quando lhes é apresentado um apelo à ação. E esta ação pode agora, efetivamente, ser também mais rápida, porque os cartazes têm um código QR para incentivar a partilhar a mensagem nas redes sociais.

Além disso, o novo formato inclui menos informações – que os investigadores sugerem que às vezes podem baralhar as pessoas, distraindo-as do ponto principal – e apresentam imagens em três dimensões (3D) e rostos mais sorridentes, que são considerados mais memoráveis e mais propensos a fazer uma conexão instantânea.
Os cartazes terão também um fundo de ruas onde a pessoa foi vista pela última vez, para que os habitantes desses locais possam estar mais atentos e até mostrarem-se mais dispostos a responder à chamada de ação.
De acordo com a Missing People, cerca de 70 mil crianças e jovens são dados como desaparecidos todos os anos no Reino Unido, e muitos outros não são notificados.