Projetada em 1925, a Steinway Tower levou anos até sair do papel, mas, agora, impressiona com seu design único. Com uma relação altura-largura 24:1 – o que significa que por cada 24 metros de altura, existe um metro de largura-, tornou-se “o arranha-céu mais estreito do mundo” e está agora pronto para acolher moradores, que devem mudar-se em breve.
Localizado no número 111 da West 57th Street, perto da entrada sul do Central Park, em Nova Iorque, o prédio tem 60 apartamentos ao longo dos 84 andares.
A Steinway Tower é também considerada um dos prédios mais altos do Ocidente: tem pouco mais de 435 metros e 17,5 metros de largura. A torre perde para o One World Trade Center tem 541,3 metros e para a Central Park Tower 472,4 metros.
Construída pela SHoP Architects, a fachada da torre é feita de blocos de terracota, um material que parece mudar de cor e de textura. “Os elementos da fachada criam aspetos distintos que mudam drasticamente quando visto em diferentes luzes e distâncias”, comentam os arquitetos do projeto.
Já no interior, projetados pelo Studio Sofield, há uma piscina de 25 metros, uma sala de jantar luxuosa, um ginásio, saunas e SPAs decorados num estilo referente à “idade de ouro dos arranha-céus de Manhattan” e na história Art Deco de Nova Iorque.
Os valores de compra variam entre os 7,75 milhões de dólares (cerca de 7 milhões de euros) por um T2 aos 66 milhões de dólares (cerca de 60 milhões de euros) pela penthouse.