Um avião de carga Boeing 757-200, operado pela companhia DHL fez, na passada quinta-feira, uma aterragem de emergência no aeroporto internacional Juan Santamaria, na Costa Rica, depois de o piloto ter identificado uma falha no sistema hidráulico logo após a descolagem, como explica Luis Miranda Munoz, vice-diretor da autoridade civil de aviação da Costa Rica. Uma vez em terra, o avião derrapou na pista e partiu-se em dois, perdendo a sua cauda.
A DHL, parte da Deutsche Post AG, já confirmou que a tripulação não sofreu nenhum ferimento e que apenas um dos membros estava a ser sujeito a uma análise médica por precaução.
Imagens do jornal La Nacion mostraram o avião amarelo da DHL sobre uma zona de relva, para onde terá derrapado, a ser atingido por espuma de combate a incêndios. As fotografias permitiam ver o avião dividido em dois. Outras imagens foram, desde então, partilhadas no Twitter, incluindo um vídeo que mostra o momento do acidente.
Um porta-voz da Boeing Co disse que entregaria as perguntas às autoridades investigadoras. “A equipa de resposta de acidentes da DHL foi ativada e uma investigação será conduzida com as autoridades relevantes para determinar o que aconteceu”, disse a DHL. A companhia já se uniu às autoridades aeroportuárias em esforços para mover o avião, o que, garantiram, não afetará as investigações.
Segundo relatado pela aviation24 o avião descolou de San Jose e dirigia-se para o norte de Guatemala quando apenas 10 minutos depois de ter iniciado a viagem o piloto tomou a decisão de regressar e fazer uma aterragem de emergência.
O Aeroporto Internacional Juan Santamaria, na Costa Rica, reabriu na quinta-feira horas depois do acidente, por volta das 15h30, segundo a operadora aeroportuária Aeris. A hora estimada de reabertura estava prevista, inicialmente, para as 18h, mas foi antecipada para apenas cinco horas depois do acidente.
Mais de 8 mil passageiros e 57 voos comerciais e de carga foram afetados pela suspensão de atividades no aeroporto, segundo anunciado pela Aeris. Ainda assim, os números foram significativamente melhores do que aqueles que se registariam caso o aeroporto reabrisse apenas às 18h, como indicado pela CNN.