John Ghanem, o quarto filho de Youssef e de Sonya, nasceu de cesariana, em 2016, em hipoxia (falta de oxigénio no sangue), porque tinha o cordão umbilical à volta do pescoço. Colocado numa incubadora, o recém-nascido esteve uma hora a receber o que os médicos julgavam ser oxigénio. A intervenção não estava a resultar e, após várias tentativas de reanimação, o menino acabou por morrer. O pequeno John não tinha recebido oxigénio, mas sim óxido nitroso – anestésico geral inalatório, que estava marcado no painel dos gases médicos como “oxigénio”. Um mês antes, a mesma troca provocou lesões cerebrais permanentes numa menina – a recém-nascida Amelia Khan.
No dia seguinte à morte de John, o chefe do departamento de obstetrícia do Hospital Bankstown-Lidcombe fez um “pedido prioritário” para que o painel de gases na sala de operações fosse testado, mas isso só aconteceu passado seis dias, de acordo com as conclusões do inquérito ao caso, que começou esta semana, citadas pelo Sydney Morning Herald.
A testemunha e o engenheiro Stuart Clifton, que em 2017 foi contratado pelo sistema de saúde australiano para investigar o incidente, referiu, quando testemunhou no inquérito, que se os testes necessários tivessem sido feitos, a troca dos gases teria sido descoberta de imediato e o menino tinha sido salvo.
“Foi cometido um erro e esse erro deveria ter sido detetado. Esse tipo de erro ocorre vezes suficientes para que qualquer profissional perceba o cuidado que tem de haver no momento da instalação para se assegurarem que a ligação foi corretamente feita”, referiu, citado pelo jornal The Australian. Clifton realçou ainda que um teste de identificação de gases não demora mais de 90 segundos a ser concluído.
A questão só foi levantada meses depois, quando um médico do hospital se apercebeu de semelhanças entre a morte de John e de outra criança na Índia.
Estima-se que o inquérito vá durar ainda mais duas semanas para averiguar melhor a causa, a forma e as circunstâncias da morte de John, incluindo a sua dificuldade respiratória no nascimento e a instalação e teste do equipamento de gases.