O momento foi assinalado pelo emir do Dubai e primeiro-ministro do país, Mohammed ben Rached al-Maktoum, através da rede social Twitter: “A primeira imagem de Marte tirada pela primeira sonda árabe da história”, escreveu. A fotografia fora obtida na quarta-feira, 10, um dia depois de os Emirados terem conseguido colocar a sua sonda Al-Amal – que em árabe significa ‘esperança’ – tornando-se o primeiro +a+is árabe a fazê-lo.
“A missão Mars dos Emiratos captou a imagem do maior vulcão do sistema solar, Olympus Mons, emergindo à luz do sol da madrugada”, cita ainda a AFP, especificando que a sonda fora concebida para fornecer uma imagem completa da dinâmica meteorológica do planeta Marte, “mas é acima de tudo um passo para um objetivo muito mais ambicioso: a criação de uma colónia humana em Marte dentro de 100 anos”.
Ao contrário das missões chinesa, Tianwen-1, e norte-americana, Marte 2020, a Al-Amal não vai aterrar no Planeta Vermelho, devendo utilizar três instrumentos científicos para monitorizar a atmosfera marciana.
As previsões apontam para que a sonda dos Emirados comece a transmitir informação em setembro, dados que estarão disponíveis para os cientistas de todo o mundo.