Durante a aterragem do último voo de longa distância da companhia aérea insolvente, que vinha direto de Miami, os pilotos surpreenderam os passageiros e a própria tripulação do avião ao fazerem um voo rasante à pista de aterragem e à torre de controlo do aeroporto, dando depois a volta à pista para aterrar.
Este tipo de manobras é ensinado aos pilotos como uma medida de segurança – para utilização em aterragens abortadas – mas, neste caso, usaram-na deliberadamente como forma de despedida dos voos de longo curso. As autoridades de aviação alemãs estão agora a investigar o caso.
“Na aviação, a segurança vem sempre em primeiro lugar. Estamos a levar o incidente muito a sério”, comunicou a Air Berlin ao The Telegraph.
O piloto da Air Berlin tinha pedido autorização à torre para virar à esquerda, caso fosse preciso uma segunda tentativa de aterragem.
“Queríamos deixar uma marca, uma despedida emocional e digna”, declarou o capitão não identificado, citado pela emissora alemã ZDF.
Um outro piloto de outra companhia aérea disse à Reuters que uma manobra daquele tipo só deve ser realizada por motivos de segurança. “Decidir realizar uma sem haver necessidade, acrescenta um risco desnecessário”, disse.
Vários vídeos do incidente podem ser encontrados online. Num deles, pode ser ouvido o espanto dos funcionários da torre de controlo, ao verem o avião passar a meros metros de distância.
A Air Berlin, a segunda maior companhia aérea alemã, abriu um processo de insolvência a 15 de Agosto depois do seu principal acionista, a Etihad Airways, ter retirado o seu financiamento da empresa. A Lufthansa assinou com a Air Berlin, no início do mês um contrato para o resgate de parte das operações da empresa.
VEJA OS VÍDEOS DE VÁRIAS PERSPETIVAS DO INCIDENTE: