Os recentes episódios de violência entre a polícia e a comunidade negra dos Estados Unidos, que na semana passada causaram a morte de dois cidadãos negros e cinco polícias brancos, motivaram avisos à população em quatro países. As Bahamas, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrain e a Nova Zelândia emitiram alertas para quem está a pensar viajar até à América, no sentido de precaver os viajantes se forem abordados pelas forças policiais.
“Em particular aos jovens do sexo masculino pede-se que tenham extremo cuidado nas cidades afetadas nas suas interações com a polícia. Não tenha uma atitude de confronto, cooperem”, avisou o ministro dos Negócios Estrangeiros das Bahamas, o primeiro país a avançar com este tipo de informação turística. “Em nenhuma circunstância se envolvam em protestos políticos ou de outro cariz e evitem multidões”, acrescentou o governante.
Seguiram-se alertas nos Emirados, no Bahrain e na Nova Zelândia, com a mensagem comum para a população se afastar de manifestações em caso de viagem aos Estados Unidos.
Em Portugal, no Portal das Comunidades, da responsabilidade do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a última atualização data de fevereiro do ano passado. E nela já consta um aviso no mesmo sentido: “Em caso de contacto com a polícia, sobretudo em estrada, será de toda a conveniência parar imediatamente se solicitado e permanecer no interior do veículo com as mãos no volante; não efetuar gestos bruscos ou considerados agressivos e nunca prestar falsas declarações.”