![800px-Harriet_Tubman.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/8921924800px-Harriet_Tubman.jpg)
Depois da polémica, o anúncio: Jack Lew, o secretário do Tesouro norte-americano anunciou ontem ao fim do dia que Harriet Tubman será a primeira mulher a constar na face de uma nota de dólar, substituindo o ex-presidente dos EUA, Andrew Jackson, na nota de 20. A mudança, exigida há vários anos em Washington, e apoiada pela administração Obama, chega depois de Lew ter anunciado que a mudança seria feita na nota de 10 dólares, o que gerou um insólito movimento de apoio a Alexander Hamilton, o senhor que figura na atual nota de 10 dólares. A seu favor, um argumento de peso: está a decorrer na Broadway um espetáculo inspirado na história da vida de Hamilton, que ganhou um prémio Pulitzer esta semana.
Harriet Tubman, foi uma negra nascida no século XIX, que se notabilizou na luta dos direitos dos negros, contra a escravidão e o racismo. Abolicionista, foi espia da União durante a Guerra Civil dos Estados Unidos da América. Ficou conhecida como “Moisés Negra”.
Lew anunciou ainda que líderes do movimento que concedeu o direito de voto às mulheres vão também constar na parte de trás da nota de 10 dólares.