O Presidente da Câmara, Eric Garcetti, e funcionários municpais de Los Angeles, Califórnia, lançaram 20 mil bolas negras no reservatório de água da cidade, numa cerimónia simbólica, na segunda-feira, que marcou a conclusão de um projeto que deverá permitir economizar cerca de 300 milhões de litros de água que, de outra forma, se evaporariam a cada ano.
O projeto, no valor de cerca de 31 milhões de euros envolveu o lançamento de 96 milhões de bolas – o custo de cada uma ronda os 32 cêntimos – no reservatório, em Sylmar.
As bolas de plástico têm o objetivo de bloquear a luz do sol a partir da superfície da água e protegê-la de poeiras, chuva, animais e reações químicas causadas pelo sol.
Los Angeles é a primeira cidade nos EUA a utilizar estas bolas como solução para a seca. A ideia surgiu do agora reformado biólogo do Departamento de Água e Energia de Los Angeles (LADWP), Brian White, que se inspirou na técnica do uso de bolas em lagos perto dos aeroportos de modo a manter as aves longe dos aviões.
Estas bolas duram cerca de 10 anos. Após este período, são removidas, substituídas e recicladas.