A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje luz verde ao ReEBOV Antigen – o primeiro teste rápido de diagnóstico do vírus Ébola que em 15 minutos apresenta resultados.
Embora seja menos preciso, o ReEBOV Antigen apresenta outras vantagens, entre elas as condições em que pode ser utilizado. “É mais fácil de utilizar porque não requer eletricidade e pode ser feito em instalações de saúde mais pequenas ou móveis”, salientou o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, em declarações à Reuters.
Dados da OMS revelam que o teste é capaz de identificar corretamente cerca de 92% dos pacientes infetados com o Ébola, e decifrar 85% de casos não infetados.
A partir de agora são só necessários 15 minutos para obter um diagnóstico, ao contrário do teste padrão PCR que demorava entre 12 a 24 horas.
“Não é um teste perfeito mas…para um teste-rápido não é mau de todo!”, frisou Robyn Meurant, do Departamento dos Medicamentos Essenciais e Produtos de Saúde da OMS, à mesma fonte.
Para já ainda não é possível distribuir os kits pelas agências humanitárias internacionais. São precisas, pelo menos, duas semanas para que a companhia americana Corgenix termine os processos administrativos com os serviços de saúde americanos, local onde o teste foi desenvolvido.