Full Throttle, Los Angeles, EUA
A recém-inaugurada montanha-russa no parque de diversões Six Flags Magic Mountain é a mais alta e a mais rápida do mundo.
Formula Rossa, Abu Dhabi, Dubai
Para quem tenha estômago, a montanha-russa do parque de diversões da Ferrari oferece uma alucinante viagem a 240 km/hora.
Colossus no Thorpe Park, EUA
Foi esta a primeira montanha-russa a virar os passageiros de cabeça para baixo. A viagem na Colossus, que tem como tema as ruínas de uma civilização da Atlântida recentemente desenterrada, é composta por 10 inversões feitas a alturas diferentes.
Kingda Ka, Nova Jérsia, EUA
Além de ser a montanha-russa mais alta do mundo, é também a mais rápida. Mede 139 metros, aproximadamente 40 andares, e pode alcançar uma velocidade de 206 quilómetros por hora.
Dodonpa, Yamanashi, Japão
Esta montanha-russa tem a particularidade de acelerar dos 0 aos 172 km/hora em apenas 2 segundos graças a um sistema de ar comprimido
The Riddler’s Revenge, Los Angeles, EUA
A viagem nesta montanha-russa dura três minutos numa pista com cerca de 1332 metros. Conta com uma velocidade de 104 quilómetros por hora e vira os passageiros ao contrário seis vezes.
Leap the Dips, Pensilvânia, EUA
Localiza-se no Lakemont Park e é a mais antiga montanha-russa operacional do mundo. Em 1985 fechou para remodelações, reabrindo mais tarde, em 1999. Apesar de fazer viagens a uma velocidade média de apenas 10 quilómetros por hora foi baptizada como Património Histórico Nacional.
Superman: Escape from Krypton, Los Angeles, EUA
É a terceira montanha-russa com a maior queda. É caracterizada por começar a viagem impulsionando os passageiros para trás – a 100 quilómetros por hora -, à medida que sobem a pista, fazendo-os descer em queda livre de uma altura de 41 andares.
Viper, Los Angeles, EUA
Quando abriu, em 1990, era a montanha-russa mais alta e mais rápida do mundo. Foi das primeiras a levar os passageiros a alturas vertiginosas.
Tatsu, Los Angeles, EUA
Classificada como montanha-russa ‘voadora’, dentro deste género é a mais alta, mais rápida e mais longa. A viagem ocorre a 62 quilómetros por hora numa pista de cerca de 1098 metros.