Foi inaugurado esta quarta-feira o percurso mais comprido do mundo de caminho-de-ferro para comboios de alta-velocidade, estendendo-se de Pequim ao Cantão (cerca de 2.400 quilómetros). A 300 quilómetros por hora, os comboios reduzirão o tempo da viagem para apenas 8 horas.
A mesma viagem num comboio mais antigo, numa linha paralela, tem a duração de 21 horas.
A distância de Pequim ao Cantão é mais ou menos equivalente à distância entre Lisboa e Viena (Áustria).
Os custos de construção não foram revelados, mas o investimento neste projeto serviu para combater a crise financeira, através da contratação de aproximadamente 100.000 funcionários por cada linha de comboio.
A rede de alta-velocidade tem ajudado ainda na redução da poluição ambiental nas grandes cidades chinesas, assim como na redução do consumo de gasóleo, através da libertação dos caminhos-férreos para o transporte do mesmo, em vez de este ter de ser feito em longas viagens por camiões poluentes.
Quando foi inaugurado em 2007 o sistema ferroviário de alta-velocidade, os comboios atingiam velocidades de 350 quilómetros por hora. Uma colisão frontal entre dois comboios de alta-velocidade em julho de 2011, que resultou na morte de 40 pessoas, levantou uma onda de indignação pública e acusações de que a pressa do governo para expandir a rede estava a comprometer a segurança do seu povo. Este acidente levou a uma limitação da velocidade máxima para os 300 quilómetros por hora.