O vaivém Endeavour partiu no passado dia 17 de Maio da Base Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, para a sua última missão com uma duração prevista de 16 dias.
O lançamento do vaivém estava inicialmente agendado pela Agência Espacial Norte Americana (NASA) para 29 de Abril, mas foi adiado devido a problemas técnicos cinco horas antes da ignição devido a um curto circuito no termóstato das unidades auxiliares de energia.
A tripulação do Endeavour é composta por cinco americanos, Mark Kelly – o comandante, Gregory Johnson – o copiloto, Mike Fincke, Drew Feustel, Greg Chamitoff, e um italiano, o astronauta Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia.
O comandante Mark Kelly é o marido da senadora Gabrielle Giffords, que foi ferida com um tiro à queima-roupa na cabeça, a 8 de Janeiro, num tiroteio que matou seis pessoas.
Com destino na Estação Espacial Internacional, o Endeavour leva o espectrómetro magnético Alpha 2 (AMS-2), um instrumento, com participação portuguesa, com que a NASA espera conseguir algumas informações sobre os mistérios do Universo.
Depois da missão, que caso decorra o Endeavour vai ficar exposto num museu de Los Angeles.