A notícia do insólito alojamento é avançada esta segunda-feira pelo britânico The Guardian, que cita uma fonte próxima da organização da cimeira do G8, que vai reunir os líderes dos países mais ricos do mundo em Itália.
Inicialmente, a reunião estava marcada para a ilha de La Maddalena, mas o primeiro-ministro italiano decidiu mudar a localização da cimeira para a cidade de Áquila, destruída pelo sismo do mês passado, que fez perto de 300 mortos.
Segundo Silvio Berlusconi, a ideia é atrair fundos para a reconstrução da zona e, ao mesmo tempo, assegurar que o evento decorre mais de acordo com o “espírito frugal” dos tempos que correm.
Nesse sentido, os líderes mundiais, como Barack Obama, Angela Merker, Nicholas Sarkozy ou Gordon Brown, que estavam a contar ficar alojados em luxuosos paquetes nas águas da Sardenha, vão, em vez disso, passar duas noites num quartel militar que conseguiu manter-se de pé.
Adianta o The Guardian, que quando a localização da cimeira foi mudada, a ideia inicial previa o alojamento das delegações em Roma. Mas com as economias em recessão, comenta o diário britânico, quem se atreverá a recusar o alojamento gratutiro em Áquila?