A polícia utilizou gás lacrimogéneo para impedir os manifestantes concentrados no sul de Estrasburgo, que eram 500 segundo a polícia e dois mil segundo os organizadores, de se deslocaram até ao centro da cidade.
Durante os confrontos, um fotógrafo alemão da agência DDP foi atingido no ventre por uma bala de borracha, revelou a empresa.
Alguns manifestantes estavam armados de paus e registaram-se danos significativos no mobiliário urbano. No local dos confrontos, uma dezena de abrigos de paragens de autocarro foi vandalizada e alguns contentores de lixo incendiados, testemunhou uma jornalista da Agência France Presse.
Cerca das 15h30 (14h30 em Lisboa) várias centenas de manifestantes deixavam o seu acampamento no sul da cidade para uma manifestação espontânea.
O colectivo “Resistência das duas margens” que organiza o acampamento, explicou num comunicado na Internet que a manifestação se realizava “por solidariedade” com os manifestantes contra a cimeira do G20 em Londres.
Os manifestantes foram atiçados pelo rumor de que a morte de um homem na quarta-feira durante as manifestações de Londres não se deveu a paragem cardíaca, como indicaram as autoridades britânicas. O colectivo considerou que esta morte era “uma consequência dos terríveis métodos da polícia e do Ministério Público”, sem especificar.
Entre os manifestantes, alguns, maquilhados como palhaços, provocavam pacificamente a polícia. Outros, vestidos de negro e encapuzados na maioria, ergueram barricadas antes de sofrerem uma carga policial.
A calma regressou ao início da noite, com os restantes manifestantes a dispersar e a ser repelidos para o acampamento no sul da cidade que lhes foi atribuído.
Nas fronteiras, agentes da polícia procediam a controlos sistemáticos, na véspera da cimeira da NATO.
A cimeira da NATO vai reunir, sexta-feira e sábado em Estrasburgo e em Kehl e Baden-Baden (Alemanha), 28 chefes de Estado e de governo da Aliança, incluindo o primeiro-ministro português, José Sócrates.
Uma grande manifestação anti-NATO está prevista para sábado em Estrasburgo.