O turista espacial, que pagou 35 milhões de dólares (28 milhões de euros) pela segunda viagem para a EEI, regressa à Terra a 7 de Abril com a tripulação que termina a missão no espaço: o russo Iúri Lontchakov e o norte-americano Michael Fink.
Simonyi, que esteve já na Estação Espacial Internacional (EEI) 14 dias em Abril de 2007, integra uma tripulação de três pessoas, que também inclui o compatriota Michael Barratt e o russo Guennadi Padalka, os dois astronautas profissionais.
Padalka e Barratt, bem como o japonês Koichi Wakata – que chegou à Estação a 17 de Março a bordo do vaivém Discovery para substituir a colega Sandra Magnus, ficarão meio ano no espaço.
Durante a missão, a nova tripulação da EEI vai realizar duas saídas, de acordo com o programa russo, receber dois cargueiros Progress, duas naves pilotadas Soyuz e dois vaivém, bem como o primeiro aparelho de transporte de carga japonês HTV. Está prevista a realização de 43 experiências científicas.
A Padalka, Barratt e Wakata (19 expedição) vão juntar-se em Maio mais três tripulantes para formar a primeira equipa alargada a seis pessoas, pondo fim à presença de turistas espaciais na EEI.
Quando em 2010 o vaivém norte-americano for retirado do serviço, as naves Soyuz serão o único veículo de substituição de tripulações da EEI.
Desde 2000, seis turistas viajaram para a EEI a bordo de uma Soyuz.
Denis Tito foi o primeiro turista espacial na EEI, a 28 de Abril de 2001. Seguiram-se o sul-africano Mark Shuttleworth (2002) e o norte-americano Gregory Olsen (2005).
Ansari foi a primeira turista espacial em 2006. Simonyi viajou em 2007 e Richard Garriott, filho do antigo astronauta norte-americano Owen Garriott, em 2008.