A jornalista Clara Teixeira, da VISÃO, venceu a 6.ª edição do Prémio de Jornalismo Financeiro da CFA Society Portugal, com o artigo “Não é só o PIB que conta” , publicado na edição de 11 de julho de 2024, no qual se sustenta, a partir de dados estatísticos, que é no bem-estar, e não no rendimento per capita, que Portugal se compara melhor com os outros países europeus. O artigo pode ser lido aqui
O galardão, atribuído na Charter Award Ceremony 2025, que decorreu no dia 27, em Lisboa, destina-se a distinguir o melhor artigo económico/financeiro da imprensa portuguesa e é, atualmente, o único prémio instituído em Portugal para a área do jornalismo económico.
O júri do prémio, presidido pela jornalista Helena Garrido, decidiu ainda atribuir uma menção honrosa ao artigo “Negociação em cima do capô. A vida turbulenta da bolsa após 1974”, assinado por Leonor Mateus Ferreira e publicado no Jornal de Negócios a 24 de abril de 2024.
“Continuamos a acreditar que este prémio é já incontornável no seu âmbito e alcance. Quando o lançámos em 2019, queríamos reconhecer os trabalhos jornalísticos que, pelo conteúdo, relevância, clareza e evidências factuais, ajudam a sublinhar a importância dos profissionais de investimento e a reforçar a literacia financeira e a ética nos investimentos. É com prazer que concluímos que estes objetivos têm sido cumpridos em todas as edições” reiterou Marcos Soares Ribeiro, CFA, Presidente da CFA Society Portugal.
Lançada pela primeira vez em 2019, pela associação que atribui e representa os detentores da certificação Chartered Financial Analyst (CFA) em Portugal, esta distinção tinha já sido atribuída, na sua primeira edição, aos jornalistas Clara Teixeira e Nuno Aguiar, autores de um dossiê de balanço sobre os dez anos da crise financeira, publicado em 2018 na revista Exame (do mesmo grupo proprietário da VISÃO).