“Nos meses de outubro e novembro, a EDP Comercial registou um aumento significativo no reporte pelos clientes de tentativas de fraude, em diversas fases do processo de pagamento de faturas de energia e invocando o nome da empresa com o intuito de obter um pagamento, alegadamente devido à EDP, que não existe”, anunciou a empresa, numa nota enviada à agência Lusa.
Até meio de novembro, contabilizaram-se 2.000 tentativas de fraude, quando em igual mês de 2023 tinham sido reportadas 1.700. Por sua vez, em outubro verificaram-se mais de 3.000 tentativas de fraude, acima das cerca de 1.800 do período homólogo, ou seja, um acréscimo de 65 por cento. Em ambos os casos, estes são os números das tentativas reportadas, podendo o total efetivo ser bem superior.
“Prezado cliente, a sua fatura está pendente. Pague até 14/11 para evitar suspensão”, lê-se numa das mensagens fraudulentas recebidas pelos consumidores, que indica uma entidade, referência e valor a ser liquidado. A empresa sublinha que as entidades de pagamento da EDP Comercial são apenas 20174 e 23013 para clientes residenciais e 12223 e 21196 para os clientes empresariais.
Para contrariar esta tendência de aumento das tentativas de fraude, a EDP lançou uma ferramenta que permite ao cliente avaliar se os dados que receberam para pagamento são verdadeiros. Os consumidores podem ainda recorrer aos canais da EDP, como lojas e ‘contact centers’, para perceber se estão a ser vítimas de fraude.
A empresa aconselha ainda os clientes a recorrer ao débito direto, defendendo que este é, atualmente, o único meio de pagamento à prova de fraude.