“Os objetivos establecidos e as medidas previstas no programa de ajustamento orçamental e as alterações estruturais da economia foram, na sua vasta maioria, cumpridos e implementados”, disse Cavaco Silva na abertura de um seminário económico em Xangai com cerca de 250 empresários portugueses e chineses.
O Presidente português salientou que “desde o segundo semestre de 2013 que a economia portuguesa está a crescer” e “o desemprego tem baixado”.
“Atualmente, as exportações já representam 40% do PIB (Produto Interno Bruto), contra cerca de 30% em 2010. O saldo das nossas contas externas foi positivo em 2013, tendência que se consolidará este ano”, disse.
Cavaco Silva referiu também “estão em curso, entre outras, reformas na área das relações laborais, da Justiça, do licenciamento e da tributação das empresas”.
“Queremos proporcionar a quem investe em Portugal um ambiente empresarial estável e atrativo, e estamos a trabalhar nesse sentido”, acrescentou.
Xangai – sede de um município com uma área pouco maior do que o Algarve e cerca de 24 milhões de habitantes – é considerada “a capital económica da China”.
Depois de Xangai, o Presidente português visitará Pequim e a seguir Macau, última etapa de uma visita de uma semana à China.