O ponto importante, no entanto, é de que forma este axioma tem, na verdade, uma base científica. Analisando os retornos históricos, a situação varia de mercado para mercado, mas as estatísticas de longo-prazo parecem mostrar que a melhor altura para estar investido em acções são os seis meses desde inícios de Novembro até ao fim de Abril do ano seguinte (“bons” períodos), enquanto as más alturas normalmente ocorrem nos seis meses de Maio a Outubro.
“Sell in May and go away” também é válido para os mercados de acções Americanos. Um estudo da Plexus Asset Management sobre o Índice S&P 500 mostra que os ganhos no período dos seis meses “bons” de Janeiro de 1950 a Abril de 2011 foram 8,1% ao ano enquanto os meses “maus” foram de 2,4% ao ano.
Um estudo de padrão em ganhos mensais revela que os meses “maus” do Índice S&P 500 são distintos, com cinco dos seis meses de Maio a Outubro a terem uma média mensal de retorno mais baixa do que os seis meses do período “bom”. Interessante é que Maio – o primeiro mês da época “má” – é a única excepção.