O povo japonês é conhecido pela sua organização e limpeza e os jogadores da seleção provaram-no mais uma vez depois do jogo com a Alemanha (2-1), esta quarta-feira, na primeira jornada da fase de grupos do Mundial2022, deixando o balneário completamente limpo, como se não tivesse sido usado.
Além deste gesto, ainda deixaram um bilhete, escrevendo: “Domo arigato”, que significa “muito obrigado” em japonês. A equipa também deixou origamis de papel – um símbolo de boa sorte e longevidade no Japão – além das toalhas dobradas, garrafas de água e recipientes de comida.
Mas não foi só a atitude dos jogadores a dar nas vistas: também os adeptos mostraram como são um povo respeitador do ambiente e do outro. Depois do final da partida, apanharam o lixo que ficou para trás, nas bancadas – recolheram os copos, os guardanapos, os plásticos, tudo dentro de sacos, deixando para trás um estádio limpo.
“A limpeza e a arrumação são como uma religião no Japão e nós acarinhamo-la”, conta o adepto Saysuka ao canal Al Jazeera. Os gestos foram celebrados pela FIFA no Twitter, que mostrou “respeito aos fãs japoneses”.