A Federação Internacional de Triatlo, o comité organizador dos Jogos Olímpicos e as autoridades locais decidiram cancelar a primeira sessão de treinos de triatlo dos Jogos de Paris, prevista para a manhã deste domingo, após se verificar uma baixa qualidade da água do rio. Análises realizadas este sábado à água do Sena revelaram níveis de poluição mais altos que não ofereceram “garantias suficientes” à realização do evento.
“Os testes efetuados no Sena revelaram níveis de qualidade da água que, na opinião da federação internacional, a World Triathlon, não oferecem garantias suficientes para permitir a realização do evento”, pode ler-se num comunicado.
A organização do evento acredita que o nível de qualidade da água atual se deve à chuva que tem caído na capital francesa nos últimos dias. “Isto deve-se à chuva que caiu em Paris nos dias 26 e 27 de Julho”, lê-se na nota que reforça que “a prioridade é a saúde dos atletas”.
Veja também
+ Triatlo dos Jogos Olímpicos de Paris2024 em risco de adiamento ou mesmo cancelamento
Dada a previsão de sol e aumento das temperaturas para os próximos dias, a organização mostrou-se “confiante” de que a qualidade da água melhorará a tempo das provas de triatlo, agendadas para terça-feira e quarta-feira. “Tendo em conta as previsões meteorológicas para as próximas 48 horas, Paris 2024 e a World Triathlon estão confiantes de que a qualidade da água voltará a estar abaixo dos limites antes do início das competições de triatlo”, pode ainda ler-se.