
Até 8 de setembro, o canal Odisseia exibirá 22 documentários que revelam mais do que o sol e a diversão dos cariocas
Por estes dias a tocha olímpica anda a passar de mão em mão no estado brasileiro do Paraná. Esta quinta-feira, 30, por exemplo, chega a Matelândia e segue para Medianeira. Percorrerá, no total, 20 mil quilómetros, por mais de 300 cidades, em quase 100 dias. Ficam a faltar 36 dias para se acender a chama olímpica na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, a 5 de agosto.
Cento e vinte anos depois dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizados em 1896, em Atenas, na Grécia, com apenas nove modalidades desportivas, o Brasil é o país anfitrião da primeira edição das Olimpíadas na América do Sul. E é justamente com o objetivo de dar a conhecer a cidade que recebe os mais de dez mil atletas – de mais de 200 países membros do Comité Olímpico Internacional, que há dois anos disputam um lugar na competição – que o canal Odisseia preparou uma programação especial. Rio, Cidade Anfitriã (a partir de 7 julho, às 21 e 30) reúne dez documentários que mostram mais do que o sol e a diversão dos cariocas. Arredores do Rio, Heróis do Rio, O Sambódromo e O Novo Túnel são alguns dos filmes que vão passar. A realização de Luiza Toldi, Enjoying Rio, traduzida para Desfruta do Rio (a partir de 8 julho, às 21 e 30), é uma série gravada em inglês, onde em cada episódio a apresentadora Hylka Maria vai guiar um turista estrangeiro pelos lugares frequentados pelos locais, incluindo as favelas. Com boas sugestões de passeio, certamente.
Em Rio, A Grande Saga (7 julho, às 22 e 55) recua-se até meados do século XVI através de imagens aéreas, arquivos inéditos e recriações virtuais. Cyril Takayama, o mágico americano de ascendência japonesa e franco-marroquina, também quis fazer parte da Odisseia Olímpica em Rio Mágico (a partir de 14 julho, às 22 e 25). Em cenários emblemáticos como as praias de Ipanema e Copacabana, no Cristo do Corcovado ou no Pão de Açúcar, o mágico irá surpreender os turistas com os seus truques. E em Brasil Secreto (a partir de 10 julho, às 18 horas) descobre-se o Pantanal selvagem, húmido e sem cortes filmado por dois realizadores, Lawrence Wahba e Lygia Barbosa, que passaram um ano a conviver com jaburus, anacondas, jaguares ou caimões.
Rio, Cidade Anfitriã > a partir 7 jul, qui 21h30