Dia 16 de outubro de 1923. Foi há 100 anos que Walt Disney e Roy Oliver Disney assinaram o contrato que estabeleceu a fundação da empresa Disney Brothers Cartoon Studios. A primeira sede foi uma garagem no Kansas, EUA, e o objetivo inicial era a produção de animações. Enquanto Walt era o visionário que desejava criar histórias de entretenimento, Roy assumia o comando das finanças da empresa.
Em novembro de 1928 deu-se o nascimento da personagem mais popular e querida do grupo: o rato Mickey. Aquele que viria a ser o ícone da empresa aparecia pela primeira vez na curta-metragem “Steamboat Willie”, seguindo para outras aventuras que conquistaram o público. Mas Walt queria mais e as curtas-metragens deram lugar a projetos mais ambiciosos.
Animações que conquistam gerações
Em 1937, estreou nos cinemas “Branca de Neve e os Sete Anões”, a primeira longa-metragem do estúdio. As dúvidas iniciais sobre o risco de tal projeto caíram por terra graças ao elogio da crítica especializada e ao sucesso comercial em que se tornou e assim se abriram portas para outras grandes produções semelhantes, tais como “Pinóquio” (1940), “Dumbo” (1941) ou “Bambi” (1942).
Os estúdios da Disney continuaram a produzir sucessos e na década de 1990 uniram-se à Pixar. “Toy Story”, de 1995, é o primeiro filme que surge desta parceria que se mantém até hoje. No dia em que se celebrou os 100 anos da Disney, é apresentada a curta-metragem “Once Upon a Studio”, numa homenagem a Walt Disney e a toda a obra do estúdio que fundou.
Em baixo, no vídeo, veja a evolução dos filmes de animação da Disney.
Os parques temáticos
Após conquistar na animação, Walt Disney ambicionou a criação de um parque temático. Um espaço para miúdos e graúdos se divertirem em atrações e com uma oferta de animação diversa. A primeira Disneyland foi inaugurada em Anaheim, na Califórnia, EUA, em 1955, e tornou-se um sucesso, fazendo sonhar com a criação de empreendimentos semelhantes noutras zonas dos EUA e até fora. Contudo, Walt Disney não viu a expansão deste seu sonho a acontecer, pois morreu em 1966. Atualmente, existem seis parques temáticos da Disney que recebem uma média de 150 milhões de pessoas por ano.
Aquisições milionárias
Com olho no negócio, a Disney tem feito aquisições relevantes ao longo das últimas três décadas. Atualmente é uma das maiores empresas do mundo, graças à compra de grandes redes de canais de televisão. Em 1996 adquiriu o canal norte-americano ABC, em 2017 a National Geographic e em 2019 a FOX.
Para incrementar a produção de conteúdos de cinema e televisão, a Disney comprou a Marvel Entertainment em 2009, criando um universo cinematográfico que continua a render milhões. Três anos depois deu-se a aquisição da Lucas Films, detentora das franquias “A Guerra das Estrelas” e “Indiana Jones”. Em 2016 deu-se a compra da Pixar, que até então era uma empresa parceira.
Ao dia de hoje a Disney está avaliada em mais de 148 mil milhões de euros. Valores exorbitantes que podem fazer esquecer a origem humilde e que tinha como base um sonho de entretenimento. Numa entrevista dada em 1954, Walt Disney salientou: “Só espero que nunca percamos de vista uma coisa: tudo começou com um rato.”