
Já sabíamos que foi o inventor das Doce. Era também o mentor do grupo, como vemos em Bem Bom?
Era um bocado o “pai espiritual”. Sempre que havia problemas entre elas, ligavam-me. Uma vez, acordaram-me às três da manhã a dizerem: “Estamos no Porto e o grupo acabou!”. Eu só lhes disse: “Não sai daí ninguém antes de eu chegar”, e meti-me num táxi, porque não conduzo. Às nove, estávamos a reunir, comigo a lembrar-lhes de que tinham uma mina de ouro. Elas não paravam, de julho a setembro, de fazer espetáculos diários, nem dava para irem a casa. Quatro mulheres numa carrinha, a tensão era gigante. Às vezes, não se suportavam [risos].
O filme também as mostra a discutirem muito consigo e com o então presidente da Polygram, Cláudio Condé. Foi assim?
Elas não paravam, de julho a setembro, de fazer espetáculos diários, nem dava para irem a casa. Quatro mulheres numa carrinha, a tensão era gigante. Às vezes, não se suportavam
Tozé Brito
Claro que o filme tem dois ou três momentos um bocadinho romanceados, mas é muito fiel ao que aconteceu. Elas tiveram sempre a última palavra, aceitaram e assumiram as coisas, não eram bonequinhas nas mãos dos outros. O filme até nisso é incrível.
Bem Bom não conta apenas a história de um grupo musical.
Para mim, é muito importante o lado da emancipação da mulher, nos anos 1980, que está muito bem retratado no filme. Quando eu crio as Doce – e não o fiz sozinho, foi o trabalho de uma equipa –, só tinha uma preocupação: criar um grupo musical que tivesse sucesso. A parte do impacto social passou-me ao lado. Ou melhor, pensei: “Logo se vê.” Teriam de ser elas a viver com as consequências. E há, de facto, um momento em que são penalizadas, quando aparecem demasiado despidas no Festival da Canção de 1981.
Trailer Oficial de Bem Bom
O filme termina em 1982, com a ida das Doce à Eurovisão. O que aconteceu depois?
A Polygram internacional interessa-se por elas. 1983 ainda é um ano normal e, em 1984, elas começam a cantar em inglês. O grupo tenta a internacionalização, mas descaracteriza-se e começa aí o seu fim. Os portugueses estavam a marimbar-se para o inglês e lá fora ninguém lhes ligava. Também em termos estéticos, a Polygram mete o bedelho na forma como se vestem e nos videoclipes. O grupo começa a derrapar e acaba em 1986.
Revê-se na interpretação do ator Eduardo Breda, que o interpreta?
Tivemos várias conversas por sua iniciativa, ele teve esse cuidado. Ensinei-lhe os meus “tiques” todos. Por exemplo, eu fumava três maços de tabaco por dia, portanto ele surge sempre de cigarro na mão. E também finge que é canhoto, teve de ser.
Cronologia de uma banda pioneira
As Doce dão o que falar logo que concorrem pela primeira vez ao Festival da Canção. Hão de vender quase 250 mil álbuns, mas nem tudo lhes correrá bem
1979
Em setembro, Tozé Brito cria a girl band. Fátima Padinha e Teresa Miguel cantavam nos recém-extintos Gemini. Lena Coelho tinha feito parte das Cocktail e Laura Diogo fora eleita Miss Fotogenia, no concurso Miss Portugal desse ano.
1980
Em janeiro, lançam o primeiro single, Amanhã de Manhã (Depois de Ti, no lado B). Em março, ficam em segundo lugar no Festival da Canção, com o tema Doce, e lançam o primeiro álbum, OK.KO.
1981
Regressam ao festival e ficam em quarto lugar, com Ali-Babá, Um Homem das Arábias. O júri penaliza-as por se apresentarem demasiado despidas. Em novembro, estão em digressão no Canadá quando corre o boato de que Laura Diogo tinha recorrido às urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, após uma sessão de sexo anal com Reinaldo, futebolista do Benfica.
1982
Vencem o Festival da Canção com o tema Bem Bom. Desta vez, as quatro vão vestidas de mosqueteiras e tapadas dos pés à cabeça. Ficam em 13º lugar na Eurovisão, mas começam a pensar na internacionalização.
1984
Vão por uma última vez ao festival, com O Barquinho da Esperança, tema de Pedro Ayres de Magalhães e Miguel Esteves Cardoso,
1985
Fernanda de Sousa (hoje Ágata) substituiu Lena Coelho, durante a gravidez desta, e também Fátima quando a cantora sai do grupo.
1986
É lançado o álbum Doce 1979-1987. A girl band termina.