1. Uma das grandes influências de Brian Wilson para a gravação de Pet Sounds foi o disco dos Beatles Rubber Soul, lançado em 1965. Por sua vez, o lendário produtor dos Beatles George Martin disse que o álbum Sargent Pepper’s Lonely Hearts Club Band não teria existido sem a influência de Pet Sounds…
2. Os responsáveis pela editora dos Beach Boys (a Capitol Records) não estava nada confiante no sucesso de Pet Sounds. Depois de dez meses de gravações e de um custo de mais de 70 mil dólares (um valor astronómico para a época) ficaram apavorados quando perceberam que não havia ali nenhum hit óbvio sobre surf, sol e miúdas (na linha de Surfin’ USA ou Barbara Ann). O pânico era tanto que decidiram lançar, pela mesma altura, um best of com os velhos êxitos da banda e adiaram ao máximo a edição de qualquer tema de Pet Sounds em single.
3. Mais de cinquenta músicos passaram pelos estúdios, às ordens de Brian Wilson, durante a gravação de Pet Sounds. A razão principal para este disco ser considerado e revolucionário e um dos mais influentes da história da música popular tem a ver com o modo como Brian Wilson usou o estúdio, e as potencialidades dos gravadores multipistas, como um instruemnto musical criando canções com uma produção altamente complexa e sofisticada. Para concretizar Good Vibrations (que não ficou finalizada a tempo de Pet Sounds e saíria pouco depois como single) foram precisas cerca de 90 horas de gravações em estúdio… Instrumentos incomuns (como latas de Coca-Cola vazias) foram usados para concretizar, na perfeição, os sons que Brian Wilson tinha em mente.
4. A faixa instrumental Pet Sounds chamava-se inicialmente Run James Run e foi composta como um potencial tema para um filme de James Bond.
5. A sessão fotográfica para a icónica capa de Pet Sounds decorreu no jardim zoológico de San Diego. E não correu nada bem… O responsável pelo zoo disse mesmo, depois de acusar os músicos de maltratarem os animais, que os Beach Boys não seriam bem-vindos ali. A banda respondeu dizendo que eles é que foram as vítimas e que nunca tinham visto bodes tão agressivos…
Veja o minidocumentário apresentado pelos Beach Boys a propósito da reedição de Pet Sounds no seu 50º aniversário