<#comment comment=” /* Font Definitions */ @font-face {font-family:Arial; panose-1:0 2 11 6 4 2 2 2 2 2; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:auto; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:50331648 0 0 0 1 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:””; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:Times;} p.MsoBodyText, li.MsoBodyText, div.MsoBodyText {margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; text-align:justify; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:Arial;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:72.0pt 90.0pt 72.0pt 90.0pt; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} “>’Enterrado’ é um filme que se passa todo ele dentro de um caixão fechado, onde o protagonista um motorista não-militar de um camião, Paul Conroy (Ryan Reynolds) foi aprisionado, depois de ter sido interceptado por terroristas numa estrada do Iraque. Conroy vai tentar de todas as formas escapar de um pesadelo já conhecido e criado à imagem dos clássicos da literatura de Edgar Allan Poe. O medo de ser enterrado vivo tem sido frequentemente utilizado em histórias da literatura e do cinema. Edgar Allan Poe, nos contos, ‘Berenice’, ‘O Enterro Prematuro’ e ‘O Barril de Amontillado’, aborda este tema com a mestria que se lhe reconhece e um suspense fora do normal. Neste último conto, Montressor vai levar Fortunato através da sua adega subterrânea para depois emparedá-lo, consumando a sua vingança durante um Carnaval de Veneza. ‘O Enterro Prematuro’ foi adaptado brilhantemente por Roger Corman, em 1962; é o terceiro filme da sua série, de películas baseados na obra de Poe. Também Quentin Tarentino quer na saga ‘Kill Bill’, quer no seu episódio especial da série televisiva C.S.I., usa igualmente este claustrofóbico dispositivo dramático. Mas voltando a ‘Enterrado’ o excelente filme do espanhol Rodrigo Cortês, este passa-se na actualidade ou durante o conflito iraquiano e o realizador utiliza além do drama, algumas curiosas ferramentas (faz lembrar a série televisiva ‘MacGuiver’) para cativar o espectador até o fim e ao mesmo tempo dar uma esperança de fuga ao protagonista. Paul Conroy é enterrado com um telemóvel, um isqueiro, uma lanterna e passa todo o tempo ao telefone, negociando com os seus raptores ou salvadores, procurando ser libertado. Mesmo limitado a um espaço mínimo que é dissecado cuidadosamente pelos ângulos da camera, o realizador dá-nos uma forte sensação de que todos nos comportamos agora um pouco como o personagem do filme. Isto é toda a informação (por vezes manipulada) chega-nos através dos media. Os acontecimentos não são vividos diretamente, por nós mas na maior parte dos casos, experienciados e filtrados através dessas informações que vêm através dos telemóveis, televisores e computadores. O filme é aparentemente dividido em três partes: um início, onde o personagem dá conta da sua trágica situação; depois, um momento de delírio, em que a câmera lenta, faz lembrar um pouco uma cena clássica de sonho do filme ‘Los Olvidados’, de Luis Buñuel; e logo um momento final, com grande expectativa para o espectador e para o protagonista que acaba com um inesperado desenlace. As sequências dos planos são quase sempre minimalistas e a iluminação muda diversas vezes, entre a escuridão total e a luz do isqueiro ou da lanterna, mas a direcção de fotografia é espantosa. ‘Enterrado’ é um filme muito bem feito que não se pode incluir no género terror. É um trabalho primoroso de realização, pela forma como captura a atenção do espectador do principio ao fim, desde a sensação inicial de claustrofobia até à de alívio, apesar do desenlace final. Isto sempre num desenvolvimento ritmado e ágil, marcado pela impossibilidade de mudar a distância entre a câmera e o protagonista e alterar o tamanho dos planos. Rodrigo Cortés quase desconhecido do grande público tornou-se numa jovem esperança do cinema espanhol em Hollywood. A estreia está muito atrasada em Portugal, pois ‘Enterrado’ (Buried), mostrou-se pela primeira vez no Festival de Sundance 2009 e já estreou o ano passado em Espanha. Quanto ao jovem realizador espanhol já ganhou notoriedade e prestígio suficientes para garantir o seu próximo filme intitulado, ‘Red Lights’ vedetas como, Robert De Niro, Sigourney Weaver e Cillian Murphy.
‘ENTERRADO’: UM FILME IMPOSSÍVEL

O thriller do jovem espanhol Rodrigo Cortés, protagonizado pela 'estrela sensação' americana da actualidade Ryan Reynolds ('Capitão América'), é um filme espantoso que consegue prender a atenção do espectador somente com um actor, planos simples, cortes e situações que se desenvolvem dentro de um caixão.