Que delícia! As minhas histórias infantis preferidas De Lucy Cousins Caminho
Olha que bom: tens aqui oito histórias famosas guardadas dentro de um só livro. Talvez já conheças uma ou outra destas fábulas, como é o caso da do Capuchinho Vermelho, por exemplo. Mas aposto que nunca ouviste a história do Nabo Gigante, ou da Galinha Miudinha. E será que ainda te lembras do conto dos Três Porquinhos? Ou da história de Caracolinhos de Ouro e os Três Ursos? Este livro é uma boa oportunidade para (re)encontrar estes personagens. Ainda por cima, eles estão todos com ‘roupas’ novas: as ilustrações da Lucy Cousins são enormes, coloridas e muito originais. Vais gostar.
O Livro da Tila De Matilde Rosa Araújo e ilustrações de Madalena Matoso Caminho
Sabes quem é a Matilde Rosa Araújo? Era uma grande escritora que fez imensos livros para crianças. Neste livro cheio de cor, não vais encontrar fadas ou dragões ou príncipes mágicos. As páginas estão cheias de versos, de lengalengas e de canções. Todas sobre meninas que falam com as suas mães ou que mostram as suas bonecas às amigas; sobre as flores e o sol, ou sobre a chuva; e até há uma canção sobre a escola. Só falta inventares uma música para estas palavras. Queres tentar?
Capuchinho Vermelho De Louise Rowe Editorial Presença
Sabes o que é um livro pop-up? É uma obra em que os desenhos saltam das páginas, como se fosse um livro de esculturas ou de teatrinhos. E, em alguns casos, estas imagens até podem ser animadas, se puxares algumas patilhas de papel que estão agarradas a esses desenhos. Aqui, podes ler o clássico da Capuchinho Vermelho de forma especial: abres uma página e, zás, cresce uma floresta enorme à tua frente. Ou salta um grande lobo mau, feito de papel, a abrir os dentes na tua direção. Um verdadeiro livro de artista.
O Boneco de Neve De Raymond Briggs Caminho
Nem todas as histórias precisam de ser contadas em palavras. É o caso deste Boneco de Neve. Tem tantos quadradinhos desenhados que lembra uma banda desenhada, mas sem os habituais balões com os diálogos. Mas a mensagem do livro é muito fácil de perceber à mesma. Conta a história da grande amizade entre um menino de carne e osso e o seu boneco feito de neve – daqueles que têm chapéu e usam cachecol. O Boneco de Neve é muito traquinas e não sabe o que é uma lareira, ou uma lanterna, ou os faróis de um carro. Mas mostra outros mundos ao rapazinho. Até que um dia…
Família C De Pep Bruno e Mariona Cabaça Kalandraka
As famílias são todas diferentes umas das outras: há pais agricultores, pais motoristas, pais médicos, pais fotógrafos… Há mães professoras, mães advogadas, mães vendedoras, mães escritoras … Há famílias com muitos irmãos e famílias com filhos únicos. Mas todas podem ser muito divertidas. É o caso da família deste livro premiado, que faz todas as coisas que tu costumas fazer com os teus pais: primeiro, tomam o pequeno-almoço juntos. Depois, enquanto os pais vão trabalhar, o filho vai para a escola. Ao fim do dia, reúnem-se os três para fazerem alguma coisa em conjunto, de que gostam muito. Como irem ao circo, por exemplo.
A Zebra Zezé De A.Ventura & Alberto Faria
Imagina se uma zebra tivesse de usar óculos, ou uma pala no olho? É o caso da Zezé, que estava sempre a confundir a família com os outros membros da manada de zebras. Nós sabemos que é difícil de distinguir uma zebra da outra – são tantas riscas à solta… Este livro mostra como toda a gente tem os seus pequenos defeitos: uns têm os dentes tortos a precisar de aparelho, outros precisam de usar calçado ortopédico… Mas todos estes problemas não têm grande importância, e podem ser resolvidos. Até numa selva cheia de zebras brincalhonas.
Paris na Primavera com Picasso De Joan Yolleck e Marjorie Priceman Gradiva
Nos anos 20 do século XX, Paris era uma cidade cheia de artistas, pintores, poetas e músicos. Entre eles, contavam-se o pintor Picasso, o poeta Apollinaire, ou a escritora Gertrude Stein. Era em casa desta que se reuniam todos os amigos e onde faziam as suas tertúlias – isto é, reuniões em que se conversava sobre arte. Este livro, cheio de ilustrações maravilhosas, mostra-nos como é que estes artistas tão importantes passavam os seus dias, cheios de inspiração, a trabalhar em obras que, ainda hoje, têm muito valor.
Siga a seta! De Isabel Minhós Martins e ilustrações de Andrés Sandoval Planeta Tangerina
Na Cidade das Setas, há sempre uma seta a apontar para um caminho ou um lugar específico. “Ora vire à esquerda, ora siga em frente, ora entre naquela avenida…” Por isso mesmo, nunca ninguém se perdia nem desviava do seu percurso. Até que, um dia, um rapazinho se enche de coragem e resolve espreitar para um lugar misterioso, situado fora das indicações dadas pelas setas. E descobre assim um mundo novo…
O Grande Livro dos Monstros, Fadas, Dragões e Gigantes
Os seres mitológicos – isto é, os seres que são produto da imaginação humana e de que se fala desde a antiguidade – estão presentes em contos tradicionais e lendas do mundo inteiro. Mas sabes distinguir entre goblins (fadas feias e com mau feitio) e pixies (fadas parecidas com elfos que fazem tanto mal como bem aos humanos)? Ou entre gnomos (fadas que vivem debaixo da terra e guardam tesouros) e ninfas (fadas que vivem nos rios, mares, árvores, prados e montanhas)? E já alguma vez confundiste um hipogrifo (um animal que tem a parte traseira de um cavalo e a parte dianteira de um grifo) com um minotauro (um monstro humanoide, pertencente à mitologia grega, que tinha corpo de homem e cabeça de touro)? Esta espécie de enciclopédia diz-te tudo sobre estes seres mitológicos e as histórias que se contam sobre eles. Com desenhos realistas que até parecem fotografias.
Deuses & Heróis De Matthew Reihart e Robert Sabuda Assírio & Alvim
Já te explicámos o que é um livro pop-up. Agora imagina um desses livros com vários mecanismos pop-up na mesma página… Este livro pertence a essa categoria e é um exemplo de criatividade e de mestria técnica: abres a página e salta um grande personagem ou cenário, como um faraó com cabeça de cão ou um vulcão em erupção. Mas, de cada lado dessa página, há pequenas patilhas que podes abrir ou puxar, e logo surgem mais cenas em pop-up, desde barcos a templos e a outros personagens, que acrescentam mais histórias. Esta enciclopédia mitológica fala dos deuses egípcios, do panteão de deuses gregos e de cidades como a misteriosa Atlântida, ou de reinos do norte, povoados pelas divindades vikings. Aposto que, depois de leres este livro, nunca mais vais esquecer estes mitos.
O Meu Livro de Música António Victorino d’Almeida e Tiago de Albuquerque
Haverá melhor coisa do que um verdadeiro maestro para nos contar uma História da música? O maestro António Victorino d’Almeida inventou uma história de ficção que nos ajuda a compreender melhor o que é a música, o que faz um compositor, como funcionam os instrumentos musicais, ou o que é a harmonia. Ele defende que todos nós podemos perceber a música. E até ajuda com um glossário final – que é uma espécie de dicionário de termos técnicos – onde nos revela, entre outras coisas, o que é um andamento (que é o grau de velocidade de uma passagem musical) ou um timbre (uma característica sonora que nos permite distinguir e diferenciar sons da mesma frequência).
Carta a um filho De Rudyard Kipling e ilustrações de Mauro Evangelista Esfera dos Livros
Lembras-te do Livro da Selva e do personagem Mogli, um menino que cresce na selva, educado por uma pantera e por um urso? Existe até um filme de animação sobre ele, feito pela Disney. Quem o inventou foi este escritor anglo-indiano chamado Rudyard Kipling (nasceu em Bombaim e viveu em Inglaterra e nos EUA, onde escreveu reportagens, livros de aventuras e de viagens). Este livro é diferente: é sobre um poema escrito por ele para o filho (que infelizmente faleceu novo, na Primeira Grande Guerra Mundial), onde ele fala do que é ser-se um grande homem: ético, justo, generoso e humanista. É bom para nos fazer pensar.