Foi há exactamente um ano que o FINAL CUT sofreu obras de remodelação, foi pintado de fresco, ampliado e quadriplicou a sua VISÃO. Começámos há três anos com um combóio regional ronceiro e com paragens em todas as estações, depois passámos mais para o alfa pendular, na vertigem dos posts diários e das entrevistas exclusivas e comentários de convidados especiais. Avançámos para a proxima estação com o passageiro que corre esfalfado pela gare, de braço esticado, a tentar tocar o varão de combóio (estão a ver o filme?)
,
Entretanto, mudámos de linha. Não ainda não é o TGV, ainda não atravessamos o canal da Mancha. Alguns carris ainda estão por afinal, mas asseguramos viagem mesmo por cima daquelas pontes periclitantes. (estão a ver o filme?).
Para além da oftalmologia do grafismo, este renovado sub-site alojado no site principal da VISÃO, reforça a sua parceria com o Jornal de Letras. Preparem-se então para esta viagem, que já leva a bagagem de mais de 400 post e muitos, muitos filmes acumulados nos vagões de mercadorias. Muito céu, muito céu, pouca terra, pouca terra…
Paragens obrigatórias serão sempre os Festivais de Cinema, de curtas, longas, cinema indie animação e documentários, com quem procuraremos manter ligações priviligiadas. E o cinema português estará sempre debaixo de quatro olhos.
Para o FINAL CUT cada produção nacional que chega ao apeadeiro da sala é um acontecimento. Que nunca será passado em branco.
Com os maquinistas do costume a puxar as carruagens (Ana Margarida de Carvalho e Manuel Halpern), o FINAL CUT recusa o jornalismo-anémona que se limita a papaguear sinopses. Assumimos a nossa vocação crítica, a nossa intenção questionador, sem nunca descurar a escrita.
Mantemos, então, as críticas dos filmes em estreia alojados na secção EM ESTADO CRÍTICO. As pequenas notícias em NOTÍCIAS EM FRAMES. Em ENCONTROS IMEDIÁTICOS continuaremos com as entrevistas com realizadores e outros protagonistas do cinema. actores, produtores, etc…
O GOSTO DOS OUTROS é um espaço aberto a convidados. Periodicamente convidaremos alguém que nos dará a sua VISÃO particular de determinado filme. E fica aqui feito o convite a todos os visitantes/passageiros que queiram embarcar nesta carruagem. Para obter o ingresso basta fazer fila neste guichet: finalcutvisao@gmail.com
Além disso, teremos inquéritos, a promessa de tabelas dos ollhinhos (DE OLHOS BEM ABERTOS)
E pronto, o velhinho FINAL CUT, vai ter de ficar, outra vez, na plataforma a acenar com o lenço branco (estão a ver o filme?)…
No fundo, só para não fazer descarrilar a metáfora, a promessa é esta: sempre que houver uma estreia, um visionamento, ENTRAMOS NO TÚNEL PARA VER A LUZ (como diz uma canção)
A viagem segue dentro de momentos, num apeadeiro perto de si.
Boas Visões!
Ana Margarida de Carvalho
Manuel Halpern